Março Amarelo: mês de conscientização sobre a endometriose

O mês de março é marcado por uma campanha de fundamental importância para a saúde da população feminina: a conscientização sobre a endometriose, doença que atinge cerca de 190 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo 7 milhões só aqui no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A endometriose é uma doença ginecológica que acomete o tecido que reveste o útero, fazendo com que ele cresça fora do órgão, podendo se espalhar pelas trompas, ovários, bexiga e outras partes do corpo.

Nesta matéria, iremos explorar um pouco mais sobre quais são os principais sintomas associados à condição e como é possível lidar com eles.

Reconhecendo os sinais

É importante saber que o diagnóstico da endometriose é feito através de dois meios: os exames de imagem e os dados clínicos da paciente.

Suas causas não são totalmente conclusivas, mas é fato conhecido que a doença é inflamatória e hormônio-dependente; isso quer dizer que é necessário haver estímulos dos hormônios ovarianos (o que ocorre de forma periódica e mensal em consequência do ciclo menstrual) para que esse processo inflamatório acontece.

Por isso, ficar de olho nos sinais é fundamental para evitar complicações. Os sintomas mais comuns associados à condição incluem:

  • Dor pélvica crônica;
  • Dor para urinar;
  • Dores abdominais, especialmente durante o período menstrual;
  • Dificuldades para engravidar;
  • Sangramento menstrual fora do comum e com intensidade;
  • Outros.

Estar atenta a esses sinais ajudam a traçar um diagnóstico mais certeiro e precoce. Isso torna o tratamento mais eficaz e evita o comprometimento da qualidade de vida e saúde.

Baixe um e-book sobre o tema

Se você quer saber um pouco mais sobre essa doença, baixe o e-book Uma Visão Geral da Endometriose

Tratamento para endometriose em Brasília

Os tratamentos para endometriose dependem da gravidade dos sintomas e das características pessoais de cada paciente. As opções de tratamento incluem medicamentos para alívio dos sintomas; cirurgia laparoscópica ou histerectomia; e terapia hormonal.

O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também:

Dr. Carlos Portocarrero

Reprodução Assistida em Brasília

Tratamento contra endometriose e infertilidade

Menu