Realizada anualmente, a campanha Março Amarelo visa conscientizar as mulheres sobre a endometriose, doença crônica que afeta milhões de mulheres no Brasil e pode levar à infertilidade. Abaixo, saiba mais sobre a doença, incluindo seus sintomas, causas e tratamentos.
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença crônica que afeta cerca de 10 milhões de mulheres no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE). Estima-se que cerca de 10% das mulheres brasileiras entre 25 e 40 anos sofram de endometriose, mas a maioria não sabe que tem a doença, pois os sintomas são muito variados e podem ser confundidos com outras condições. Por isso, as mulheres demoram, em média, cerca de 7 anos para receber um diagnóstico correto, o que pode se associar à depressão, ansiedade, dor crônica e problemas de autoestima, além de infertilidade ou dificuldade para engravidar.
Quais são as causas da doença?
Embora a causa exata da endometriose ainda não seja conhecida, existem alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento desta condição.
Os principais fatores de risco para desenvolver endometriose incluem:
- Histórico familiar;
- Menstruação precoce, irregular e de longa duração;
- Gravidez tardia;
- Não ter filhos;
- Obesidade;
- Fatores genéticos e hormonais;
- Tabagismo.
Quais são os sintomas da endometriose?
Em primeiro lugar, ressalto que a endometriose pode levar anos para se desenvolver e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem não ter sintomas, enquanto outras podem experimentar dor intensa, cólicas menstruais, dor durante ou após o sexo, infertilidade, entre outros.
Atente-se para os seguintes sinais de alerta:
- Dor pélvica crônica;
- Dor durante ou após as relações sexuais;
- Dor abdominal durante a menstruação;
- Cólicas menstruais intensas;
- Sangramento menstrual intenso ou irregular;
- Náusea, vômitos e diarreia durante a menstruação;
- Problemas para engravidar.
É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais de alerta listados acima e procurem ajuda médica caso apresentem algum deles. Se diagnosticada em fase inicial, a endometriose pode receber um tratamento menos invasivo, mais assertivo e acarretar menos complicações à vida e ao bem-estar feminino.
Tratamento para endometriose em Brasília
Os tratamentos para endometriose dependem da gravidade dos sintomas e das características pessoais de cada paciente. As opções de tratamento incluem medicamentos para alívio dos sintomas; cirurgia laparoscópica ou histerectomia; e terapia hormonal.
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016.