O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um procedimento realizado para o diagnóstico e estadiamento (mapeamento) da endometriose. Trata-se de um exame de imagem feito com o objetivo de procurar lesões por endometriose nos ovários (endometrioma), nos ligamentos útero-sacros, paramétrios, região retrocervical (tórus uterino), intestino (reto-sigmoide), bexiga, ureteres, chamados de endometriose profunda.
O exame de ultrassom transvaginal é um dos procedimentos mais aliados do ginecologista na investigação de alterações no órgão reprodutor da mulher, pois o mapeamento auxilia os cirurgiões para o planejamento cirúrgico, como por exemplo chamar outras especialidades caso necessário, como proctologista ou urologista, para ter maior sucesso na exérese dos implantes por endometriose, e quando é decidido por tratamento clínico, ter um exame basal para poder comparar com os subsequentes a cada 6 meses, por exemplo. Isso porque sabemos que o tratamento clínico alivia os sintomas mas não evita a progressão da doença, por tal motivo temos que monitorar a cada 6 meses.
Quando o preparo intestinal é necessário?
O preparo intestinal se faz necessário para diagnosticar precisamente a endometriose e para avaliar como está a progressão da doença. Além disso, também é solicitado para saber se há lesões em regiões como ovário, tubas uterinas e intestino.
Para a realização do ultrassom transvaginal com preparo intestinal é fundamental que a paciente tenha feito uma limpeza intestinal, que ajuda a diminuir os resíduos do intestino e facilita a captação e visualização das imagens.
Principais perguntas sobre o ultrassom transvaginal com preparo intestinal
Esse exame causa dor?
Não! Assim como o ultrassom transvaginal normal, o com preparo intestinal não causa dor. O que pode acontecer é um certo incômodo, pois ele leva mais tempo do que o outro para ser feito.
Posso comer normalmente antes do exame?
Não! É fundamental uma mudança na alimentação no dia anterior ao exame, para que não haja resíduos intestinais. Por isso, evite alimentos gordurosos, vegetais folhosos e leite. Invista em uma alimentação pastosa ou alimentos cozidos.
O ultrassom transvaginal com preparo intestinal tem algum risco?
Não! Trata-se de um exame de imagem totalmente seguro.
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal em Brasília
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. É capacitado para a realização do ultrassom transvaginal com preparo intestinal para o mapeamento da endometriose. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016.