Novembro Azul: a saúde do homem merece atenção

Novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, iniciativa criada para ampliar a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Esta é uma campanha global que tem como objetivo destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças que afetam os homens, com destaque para o câncer de próstata. 

Portanto, este é um momento dedicado a quebrar estigmas, promover a educação em saúde e incentivar os homens a cuidarem melhor de si mesmos. Abaixo, trouxemos algumas informações importantes sobre a campanha para que você fique por dentro e contribua com esta corrente do bem, compartilhando informações.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens em todo o mundo. No entanto, quando a doença é detectada precocemente, as taxas de sobrevivência são altas. Apesar disso, muitos homens acima dos 50 anos de idade negligenciam a própria saúde e não realizam os exames de rotina e preventivos. Por isso, a campanha Novembro Azul busca mudar essa realidade.

Principais sintomas

Nem sempre o câncer dá sinais, mas existem alguns sintomas que podem ser indicativos de que a doença está se desenvolvendo, como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite;
  • Sangue na urina;
  • Dor ou sensação de queimação durante a micção;
  • Dor nas costas, quadris ou pelve.

Alguns fatores de risco

Apesar de qualquer pessoa com próstata poder ser afetada por esse tipo de câncer, é preciso ressaltar que alguns fatores podem aumentar as chances da doença se desenvolver, como:

  • Idade avançada (acima dos anos);
  • Histórico familiar da doença;
  • Má alimentação;
  • Obesidade;
  • Infecções da próstata.

Preservação da fertilidade

O câncer de próstata e seus tratamentos podem ter um impacto na fertilidade masculina, mas isso não significa necessariamente que a fertilidade será perdida. 

Para isso, existem estratégias que ajudam a preservar a fertilidade, como:

  • Proteção dos testículos na radioterapia para preservar os espermatozoides;
  • Cirurgia robótica (prostatectomia) para realizar a remoção do tumor com precisão sem comprometer a fertilidade;
  • Criopreservação de gametas para reprodução assistida.

Se você convive com o câncer de próstata e deseja engravidar, converse com seu médico para entender qual é o melhor caminho para preservar a fertilidade e te auxiliar no planejamento familiar.

Importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde masculina

O exame de toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) são os principais aliados para o diagnóstico do câncer de próstata. Esses exames são simples, indolores, e podem ser feitos uma vez por ano, a depender da indicação médica para cada caso.

Aliás, vale lembrar que o Novembro Azul não se limita ao câncer de próstata, pois a campanha também busca conscientizar os homens sobre outros problemas de saúde que podem afetá-los. 

Portanto, a campanha é um lembrete para todos nós de que a saúde do homem merece atenção durante todo o ano. 

Incentive os homens que convivem com você a cuidarem da saúde através de exames regulares e da adoção de um estilo de vida saudável. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de nossos pais, irmãos, amigos e colegas.

Especialista em Medicina Reprodutiva em Brasília

O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016. Agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também:

Dr. Carlos Portocarrero

Reprodução Assistida em Brasília

Tratamento contra endometriose e infertilidade

Menu