A doação de óvulos, também conhecida como ovodoação, é um procedimento que proporciona a casais inférteis, homoafetivos ou pacientes que buscam a produção independente a possibilidade de ter um filho.
Esse procedimento consiste na doação de gametas femininos (óvulos) por mulheres com até 35 anos para pacientes inférteis, que não produzem óvulos em quantidade e qualidade suficientes para consolidar uma gravidez.
Para quem a doação de óvulos é indicada?
Geralmente, as mulheres nascem com uma grande quantidade de óvulos e, com o avanço da idade, esse número começa a cair até chegar o período da pós-menopausa, quando a mulher deixa definitivamente de ovular.
Ainda mais, próximo aos últimos anos férteis, conhecidos como climatério, não apenas se reduz a quantidade de óvulos de forma acelerada, mas a qualidade deles também cai.
Dessa forma, inicia-se a dificuldade para engravidar.
Além dos pontos citados anteriormente, relacionados à idade, outros fatores que contribuem para a necessidade da doação de óvulos são:
- Mulheres com doenças genéticas;
- Menopausa precoce;
- Que nasceram com ovários não funcionantes;
- Que realizaram tratamentos por quimioterapia ou radioterapia;
- Casais homoafetivos;
- Pessoas que queiram fazer produção independente.
Quais os tipos de doação de óvulos?
Atualmente, a doação de óvulos pode ser feita de forma completamente voluntária ou por meio de doação compartilhada.
Doação voluntária
Nesse caso, a mulher, com até 35 anos e sem problemas de fertilidade, doa o óvulo e, com isso, submete-se ao processo de estimulação ovariana e coleta.
Doação compartilhada
Na segunda situação, a doadora pode usar para si uma parte dos óvulos coletados e a outra parte pode ser doada para outra paciente. Nesse caso, elas compartilham tanto o material biológico quanto os custos que envolvem a reprodução assistida.
Conheça o Dr. Carlos Portocarrero
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016. Agende a sua consulta.