A adenomiose é uma condição ginecológica caracterizada pelo deslocamento de tecido endometrial para o corpo do útero. A doença pode causar problemas de fertilidade devido ao seu impacto no processo de implantação, ou seja, quando o tecido endometrial invasivo desloca-se para o útero, gerando um processo inflamatório que pode causar espessamento da camada muscular, dificultando que um óvulo fertilizado seja implantado com sucesso.
Além disso, a adenomiose pode causar inflamação, o que também pode levar à redução da fertilidade.
De acordo com estudos recentes, a adenomiose é a principal causa de dor crônica pélvica em mulheres no Brasil. Estimativas atuais mostram que cerca de 20% das mulheres brasileiras com mais de 35 anos apresentam sintomas da doença e aproximadamente 50% das mulheres com dor pélvica crônica têm adenomiose, que também é uma causa comum de infertilidade.
Por isso, no Abril Roxo, mês de conscientização sobre a adenomiose, ressalto a importância do diagnóstico precoce da doença para um tratamento bem-sucedido.
Atente-se aos sintomas
Sangramento menstrual anormal: o sangramento menstrual irregular ou abundante é um sintoma comum de adenomiose, pois o tecido endometrial cresce em áreas incomuns, o miométrio, algumas áreas tem comunicação com a cavidade uterina causando sangramento de escuro e por mais dias do que o habitual.
Dor pélvica crônica: a dor pélvica crônica é a principal queixa da adenomiose e pode variar de leve a grave, às vezes se assemelhando às dores lombares.
Cólicas menstruais intensas: as cólicas menstruais podem ser uma característica da adenomiose e podem ser bem mais intensas do que as cólicas menstruais normais.
Dificuldade para engravidar: as mulheres com adenomiose podem ter dificuldade para engravidar, pois os úteros muito comprometidos dificultam a implantação do embrião.
Quando há suspeita clínica de um distúrbio endometrial profundo, normalmente é recomendada a realização de exames, como a ultrassonografia transvaginal, para verificação dos sintomas. Isso porque o diagnóstico precoce da doença é essencial para que o tratamento seja planejado e bem-sucedido. Além disso, quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de obter resultados eficazes.
Tratamento para adenomiose em Brasília
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de adenomiose, endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016.