Doação e recepção de óvulos: saiba mais sobre os procedimentos

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80 milhões de pessoas são inférteis no mundo. No entanto, mesmo com o diagnóstico, que em até 35% das vezes são pertinentes à mulher, o sonho da maternidade e/ou paternidade ainda existe, fazendo com que cada vez mais casais busquem assistência e apoio médico para outras alternativas de realizarem o sonho de terem filhos.

A doação e recepção de óvulos são algumas das opções indicadas, especialmente para mulheres com limitação ovariana ou doenças genéticas, além de casais homoafetivos masculinos. É importante ressaltar que ambos os procedimentos são legais e respaldados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Para entender melhor sobre os métodos e técnicas utilizadas, leia o artigo abaixo.

Doação de óvulos

Diretamente associado ao tratamento de fertilização in vitro (FIV), a doação de óvulos é um dos procedimentos mais buscados por casais inférteis, homoafetivos ou mulheres que desejam ser mães solo. Isso porque, como um ato de solidariedade, a doadora cede o óvulo para que seja fecundado e implantado em outra mulher.

Antes de mais nada, é importante entender que as regras para a realização do procedimento foram atualizadas. Antes, a doação era completamente anônima, ou seja, os doadores não poderiam conhecer a identidade dos receptores. No entanto, de acordo com as novas regras do CFM, a doação é permitida para parentes até o 4º grau (irmã, mãe, avó ou prima de 1º grau), desde que não incorra em consanguinidade. 

Conheça outras normas para a doação de óvulos:

  • A doação de óvulos não poderá ter caráter lucrativo ou comercial;
  • No caso da doação de óvulos, a idade limite para a mulher realizar o procedimento é de 37 anos.
  • Exceções ao limite da idade feminina poderão ser aceitas nos casos de doação de óvulo e embriões previamente congelados.
  • O sigilo sobre a identidade dos doadores de óvulos, bem como dos receptores, é obrigatório.
  • Uma mesma doadora poderá contribuir com quantas gestações forem desejadas, desde que em uma mesma família receptora.

Recepção de óvulos

Assim como a doação, a recepção de óvulos também é um procedimento completamente legalizado no Brasil e possui o respaldo do CFM. A receptora pode receber óvulos de doadora anônima, de doadora parente de até 4° grau. 

Confira na íntegra a resolução do CFM para doação e recepção de óvulos (clique aqui).

Conheça o Dr. Carlos Portocarrero

O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da Clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016. Agende a sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também:

Dr. Carlos Portocarrero

Reprodução Assistida em Brasília

Tratamento contra endometriose e infertilidade

Menu