A implantação embrionária é um procedimento complexo no qual ocorre a interação entre o embrião e o endométrio, em um período chamado de janela de implantação. Com isso, o endométrio torna-se receptivo ao embrião e permite a sua implantação. No entanto, o desequilíbrio em qualquer um dos processos gestacionais pode levar à falhas de implantação embrionária.
A falha de implantação é o insucesso do processo de fixação do embrião ou embriões no endométrio, e atinge de 15% a 20% das mulheres. Por alguma razão, o embrião, ao chegar próximo ao endométrio, não consegue se fixar, o que interrompe seu desenvolvimento. As falhas de implantação são uma das principais causas de infertilidade em mulheres, principalmente aquelas que não têm um problema aparente.
É possível ocorrer falhas de implantação na reprodução humana assistida?
Sim, é possível. Isso acontece porque, em geral, as causas das falhas de implantação em uma gestação resultante de um processo natural e na reprodução assistida são bem parecidas.
Entre as principais causas para o insucesso na implantação embrionária estão:
Causas genéticas;
Espessura do endométrio;
Presença de miomas;
Diminuição dos receptores de progesterona;
Fatores imunológicos;
Idade materna avançada;
Tabagismo.
Além desses fatores, as falhas de implantação na reprodução assistida também podem acontecer devido às falhas no procedimento de transferência, embora isso seja bastante incomum. Assim, se esse processo não é realizado da melhor maneira, o embrião não é inserido no útero materno de forma correta. Dessa forma, há poucas chances de a gravidez acontecer.
Por que as falhas de implantação acontecem?
Como vimos anteriormente, as falhas de implantação podem estar relacionadas à qualidade do embrião, à receptividade do endométrio e à interação entre os dois. Essas alterações também estão ligadas à idade da mulher e, ainda, a doenças nas trompas ou no útero. O fato é que embriões com alterações genéticas podem não ser capazes de se ligar ao endométrio e, assim, gerar falha na implantação. Da mesma forma, embriões cultivados em laboratório que apresentem má qualidade também podem ser incapazes de implantar.
Há também inúmeras condições que afetam a receptividade endometrial e impedem que o embrião se fixe no útero, como as endometrites, endometriose, pólipos endometriais, miomas submucosos (infiltrados no endométrio) e endométrio fino. A presença de líquido nas trompas e alterações anatômicas também são fatores associados às falhas de implantação embrionária, entre outras causas. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente para o casal buscar o melhor tratamento.
Conheça o Dr. Carlos Portocarrero
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Fez pós-graduação no Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), primeira instituição médica na Espanha dedicada integralmente à reprodução assistida e atualmente uma referência mundial. Agende a sua consulta.