Em todo o mundo, o mês de outubro é reconhecido pelo fortalecimento da causa do câncer de mama, doença que, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), deve atingir cerca de 74 mil novos casos no Brasil até 2025.
A campanha, que acontece anualmente desde os anos 90, é marcada por ações em diversos âmbitos da sociedade e tem o objetivo de compartilhar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Através desse movimento, cria-se uma rede de apoio que propicia cenários positivos de acesso à saúde e reduz significativamente a mortalidade em decorrência da patologia.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no Brasil e no mundo, e é caracterizado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam de forma repetida até formarem um tumor maligno.
Aliás, ele corresponde a cerca de 25% dos novos casos a cada ano e, mesmo com números elevados, a maioria dos diagnósticos tem um bom prognóstico e tratamentos de sucesso.
Saiba reconhecer os sinais
Saber reconhecer os sinais do câncer de mama é o primeiro passo para buscar ajuda especializada. Entre os sintomas mais comuns estão:
- Pequenos caroços embaixo do braço;
- Pele da mama com aspecto de casca de laranja;
- Dor na mama ou mamilo;
- Inchaço e/ou vermelhidão na mama;
- Nódulo endurecido na região mamária.
Por isso, é importante que as mulheres, ao perceberem qualquer mudança nas mamas, não hesitem em marcar uma consulta médica para entender o que está acontecendo.
A realização dos exames de rotina e da mamografia anual, especialmente após os 40 anos, são meios que auxiliam a diagnosticar a doença previamente, aumentando as chances de cura.
Prevenção
Manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar são algumas medidas simples que podem ser adotadas preventivamente para evitar diversas doenças, inclusive o câncer de mama.
Vale ressaltar também que os riscos aumentam quando há casos desse tipo de câncer na família, especialmente com a mãe, a irmã ou a filha.
Portanto, é preciso não negligenciar a sua saúde. Procure um médico especialista para te ajudar a ter mais qualidade de vida e a prevenir o câncer de mama.
Ginecologia e Obstetrícia em Brasília
O Dr. Carlos Portocarrero é referência em Brasília no tratamento de endometriose, infertilidade e técnicas de reprodução assistida. Desde 2001, é preceptor da residência e ambulatório de reprodução humana e cirurgias por endoscopia ginecológica do Hospital Regional do Gama e diretor da clínica Bonvena – Medicina Reprodutiva e Centro de Referência em Endometriose, desde 2016. Agende uma consulta!
(RT: Dr. Carlos Portocarrero – Ginecologia e Obstetrícia | CRM-DF: 9567 | RQE: 12695)