A jornalista Caroline Salazar idealizou o site que é pioneiro em retratar o dia a dia da Endomulher chamado A Endometriose e Eu, que também interage pela fanpage o Facebook. Dentre vários outros projetos dos quais faz parte, A EndoMarcha Mundial já reuniu milhares de pessoas em todo mundo.
“A Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose é uma campanha internacional e a primeira manifestação em massa em prol da conscientização de uma doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiras e 200 milhões de meninas e mulheres no mundo todo.
Idealizada pelo médico e cientista americano Camran Nezhat e seus irmãos, em 2013, a Marcha Mundil reuniu 60 países com os objetivos:
Educar e conscientizar a sociedade, em especial, os governantes para que haja o reconhecimento da doença como social e de saúde pública, com o objetivo de criar políticas públicas em prol das portadoras;
Educar médicos para que haja o diagnóstico precoce, diminuindo o sofrimento das mulheres;
Conscientizar meninas e mulheres que a cólica forte não é normal;
Salvar vidas femininas;”
Além da conscientização a respeito da endometriose, esse movimento busca também reconhecê-la como doença social e pede pela ampliação da assistência e tratamento pelo SUS.
O Dr. Carlos Portocarrero atua, hoje, na rede pública e privada como especialista em endometriose. Por isso, aprova e apoia a Campanha.
Dr. Carlos Portocarrero
Reprodução Assistida em Brasília
Tratamento contra endometriose e infertilidade